//
you're reading...
1997-2005

Dungeons & Bears, Rio de Janeiro, novembro de 2003

Oi galera “ursa-ursa” (a metáfora do urso “dominante” -alguém por aqui chegou incluso a falar de “elite ursa”-…), “barbies-ursas” (porque não? na final os muscle bears não são metade ursos metade barbies), “bichas-ursas” (conheço varias sim !!) “travestis-ursas” (eu também já vi!!)… e ate -que me desculpem os que pregam a masculinidade-: mulheres ursas (ahhh!! que sacrilégio !!)

Aproveito a interessante discussão que vem acontecendo para refletir com vocês sobre três questões:

 

 

* A insuportável leveza do ser:

 Bom, descobrir “o que somos” (como grupo, comunidade, identidade ou experiência coletiva) acho que é uma discussão sim fim, mas também necessária… quase uma questão dialética, sem saída.. Mas o só fato de acontecer já nos constitui como algo diferente (o que pelo menos procura ser-lo). Como inteligentemente expressou o Wadd “se alguém está aqui nessa comunidade é porque tem algum motivo”. Continuemos a debater então que é bom…

Na verdade, eu me estou lixando para a masculinidade. Não me identifico (nem me defino) como “homem” por uma posição política, pois não quero formar parte da porção da humanidade que impus historicamente o sexismo (a subordinação do feminino) e também a heterossexualidade (a negação de qualquer “outro” diferente que escape do heterosexismo). Como me identificar com o meu opressor ?? . Sou radical ao afirmar que ainda por ter pene não pertenço nem a condição biológica “macho” (que por certo também é ideológica) e por tampouco me identificar com a masculinidade em tanto distinção genérica, mas insisto é uma questão ideológica e pessoal.

Eu não quero ser urso disciplinariamente másculo, nem também me impor trejeitos femininos para diferenciar-me. Eu quero, não definir-me essencialmente, senão travestirme de masculinidade, feminilidade, urso ou barbie, quando bem entender e quiser…

 

* Paulista lotada, coió no Ibirapuera.

Respeito às políticas afirmativas, leis, paradas, etc…concordo plenamente com Superchaser. A parada é verdade que da uma grão força para a visibilidade (simbólica eu diria)… Más, não seria muito mais coerente dar pintas o resto do ano, em qualquer lugar e frente a qualquer um, que dar pintas uma tarde, numa avenida ?… Não quero ser “eu” no gueto, quero seu “eu” no meu trabalho, no ônibus e no boteco da esquina… Não quero ser “eu” na praia frente ao Copacabana Palace o na Farme, quero ser eu em qualquer parte da areia…

Não quero me beijar descaradamente na Avenida para ficar guardando a compostura o resto do ano…

 

* Dormindo com o inimigo.

 Ha uns poucos dias, o Duda, (um chaser carioca) foi discriminado em um restaurante freqüentado por gays, incluso o dono disse para ele que aceitavam cães mas não gays lá (pelo menos que não o manifestassem que é o mesmo que dizer que não sejam…)

É um fato notório que os estabelecimentos GLS – e os que não o são, mas quase o 100% de sua concorrência são gays e lésbicas – no Rio de Janeiro, se destacam por sua manifesta discriminação, absurda e irritante. A “Le Boy”, por exemplo, uma das mais badaladas boites gays da cidade cobra o dobro de ingresso às mulheres, já o legendário “Cabaré Casanova” ate no faz muito tempo exibia um cartaz em sua porta de entrada que rezava: “proibido entrar com saia” (que terão que fazer as travestis ali então? vestir calças?).
Alguns lugares freqüentados por uma maioria de publico gay, jogam fora sem compaixão a qualquer pessoa do mesmo sexo que ouse manifestar carinho, como o caso que denuncio abaixo, do restaurante Natural na Ipanema, outro point gay carioca, onde o gerente declara que no lugar aceitam animais mas não homossexuais.
Noite após noite, os gays tupiquinís seguem lotando esses lugares, e somos os mesmos que depois reclamamos políticas afirmativas de não discriminação. Pergunto-me, para que queremos uma lei de união civil se depois não poderemos nem nos dar a mão em um bar (inclusive freqüentado por gays). Que tipo de “matrimônio” será esse que existirá para a lei, mas que de fato não poderá exercer-se / visibilizar-se?
Além de leis é imperioso produzir políticas também em dois sentidos. Aos que se interessam pela questão do gay consumidor e cidadão exerçam sua pressão sobre o aberrante mercado GLS, tal como hoje está exposto, e não continuem a ir nesses estabelecimentos.

E aos que nos interessam as políticas culturais por sobre as institucionais, por favor, protestemos, difundamos os estabelecimentos que discriminam, vamos a mais lugares e manifestemos mais carinho, enfrentemo-nos em forma permanente, façamos escândalos! Pela força, até que se acostumem.
Não que nos aceitem, porque a aceitação, como diz minha amiga travesti Luana Muniz (que não é ursa), é um ato que implica afeto, só que não nos incomodem, que não nos perturbem. Não é o direito a ser aceito nem a ser reconhecido, simplesmente é o direito a SER. E como tal, nem se mendiga nem se discute, se impõe.

KarlBear

About carlosfigari

PhD in Sociology (IUPERJ/Rio de Janeiro) University of Buenos Aires, Faculty of Social Sciences, Study Group on Sexualities, Gino Germani Research Institute National Scientific and Technical Research Council (CONICET)

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

IASSCS

Blog Stats

  • 40,277 hits

Networks

El Teje Magazine

the first Latin American transvestite newspaper

Soy Magazine, Página 12

Boquitas pintadas

Boquitas Pintadas /blogs.lanacion.com

Fragmented library

Queer studies, feminism and gender dissidents

Body and Politic

Nadia Echazú Worker cooperative

Worker cooperative school for transvestites and transsexuals

Worker cooperative school for transvestites and transsexuals

Mocha Celis Popular Transgender high school

Mocha Celis, the first transgender high school in the world

Marlene Wayar

MW: First Contributions to a Trans Latin American Theory

GID Reform Advocates

Because our identities are not disordered

(STP) international campaign

Stop Trans Pathologization

lunaticxs

Slow Science

