//
you're reading...
1997-2005

Desejos e Ousadia, para um Rio sem homofobia. Proposta de ações da comunidade GLBT para as eleições municipais de 2004. Grupo Arco Íris e Laboratório de Políticas Públicas, Universidade do Estado de Rio de Janeiro, 2004

Figari, Carlos y Claudio Nascimento, Desejos e Ousadia, para um Rio sem homofobia. Proposta de ações da comunidade GLBT para as eleições municipais de 2004. Grupo Arco Íris e Laboratório de Políticas Públicas, Universidade do Estado de Rio de Janeiro, 2004, pp. 1-12.

RES: 

Com este trabalho, pesquisadores do Laboratório de Políticas Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Núcleo de Estudos Queer e Programa Políticas da Cor) e ativistas do Grupo Arco-Íris de Conscientização Homossexual, pretendem unir esforços em prol da extensão da cidadania e acesso a os direitos de grupos historicamente discriminados e excluídos como a população gay, lésbica, transgênero e bissexual do Rio de Janeiro.

Em vistas às próximas eleições municipais na Cidade do Rio de Janeiro elaboramos a resposta Desejos e Ousadias para um Rio sem Homofobia, Propostas de Ações para as Eleições Municipais de 2004, que tem como finalidade principal orientar e sugerir diretrizes de ação aos candidatos a prefeitura do Rio de Janeiro e ao futuro prefeito e aos futuros vereadores, além dos partidos políticos e mesmo funcionários e autoridades municipais, na elaboração de uma agenda política que incluía transversalmente ações e políticas públicas de promoção da cidadania dos/as munícipes GLBT da cidade.

As propostas de ações desenvolvidas têm como base o programa recentemente criado no âmbito do Governo Federal, Conselho Nacional de Combate á Discriminação da Secretaria Especial de Direitos Humanos: “Brasil Sem Homofobia: Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB e de Promoção da Cidadania Homossexual”, resultado da parceria entre organizações nacionais do movimento homossexual e organismos governamentais.

Esta nova parceria, entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o Grupo Arco-Iris de Conscientização Homossexual, redundará em benefícios para a elaboração e implementação de políticas públicas tendentes a efetivar e ampliar os direitos da cidadania, contribuindo à democratização radical do Estado e a construção de uma sociedade, justa, humana e solidária.

Carlos Eduardo Figari (Laboratório de Políticas Públicas / UERJ)

Cláudio Nascimento (Grupo Arco-Íris de Conscientização Homossexual)

About carlosfigari

PhD in Sociology (IUPERJ/Rio de Janeiro) University of Buenos Aires, Faculty of Social Sciences, Study Group on Sexualities, Gino Germani Research Institute National Scientific and Technical Research Council (CONICET)

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

IASSCS

Blog Stats

  • 40,283 hits

Networks

El Teje Magazine

the first Latin American transvestite newspaper

Soy Magazine, Página 12

Boquitas pintadas

Boquitas Pintadas /blogs.lanacion.com

Fragmented library

Queer studies, feminism and gender dissidents

Body and Politic

Nadia Echazú Worker cooperative

Worker cooperative school for transvestites and transsexuals

Worker cooperative school for transvestites and transsexuals

Mocha Celis Popular Transgender high school

Mocha Celis, the first transgender high school in the world

Marlene Wayar

MW: First Contributions to a Trans Latin American Theory

GID Reform Advocates

Because our identities are not disordered

(STP) international campaign

Stop Trans Pathologization

lunaticxs

Slow Science

%d bloggers like this: