//
you're reading...
2.Chapters in edited books

Diversidade Sexual na América Latina” in Latinoamericana. Enciclopédia Contemporânea de América Latina e do Caribe (Emir Sader e Ivana Jenkings org.) São Paulo, Boitempo, 2006

Figari, Carlos. “Diversidade Sexual na América Latina” in Latinoamericana. Enciclopédia Contemporânea de América Latina e do Caribe (Emir Sader e Ivana Jenkings org.) São Paulo, Boitempo, pp. 1.098-1104, 2006. ISBN: 85-7559-084-7 [Premio Jabutí al mejor libro del año 2007, Cámara Brasilera del Libro]

[Para bajar el artículo haga clic en la imagen]

 

 

A Latinoamericana: enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe foi escolhida Livro de não-ficção do ano pelo 49o. Prêmio Jabuti. Concedido pela Câmara Brasileira do Livro, o Jabuti é o prêmio mais tradicional e importante do setor editorial brasileiro.
No discurso de agradecimento, Emir Sader, em nome dos coordenadores e autores da obra, disse que esse era o “reconhecimento da importância da América Latina, do trabalho coletivo e da pequena grande editora que é a Boitempo”.

Na cerimônia de entrega, na Sala São Paulo, a Latinoamericana também recebeu o Jabuti de primeiro lugar na categoria Ciências Humanas.

A enciclopédia, coordenada por Emir Sader, Ivana Jinkings, Carlos Eduardo Martins e Rodrigo Nobile, consumiu três anos de trabalho. Uma obra de dimensões únicas, com 980 verbetes, 1.040 fotos em cor, 95 mapas e 136 tabelas exclusivas, 21 gráficos e fichas com dados gerais atualizados sobre cada país da região. Um conjunto de quase 1.400 páginas, escritas por autores de cerca de 20 países, tratando da América Latina que emerge como um conjunto por meio de instituições e ações próprias. Um esforço editorial de coordenação, conteúdo e qualidade, na criação de um material inédito e de referência sobre a nossa região.

Um trabalho que reúne, entre os 123 autores que assinam os ensaios e verbetes, alguns dos mais expressivos intelectuais latino-americanos: Álvaro García Linera, Ana Esther Ceceña, Anibal Quijano, Atilio Boron, Chico de Oliveira, Fernando Martínez Heredia, Flávio Aguiar, Gerardo Caetano, Héctor Alimonda, Iná Camargo Costa, Luiz Alberto Moniz Bandeira, Marcio Pochmann, Marco Gandásegui, Mike Davis, Néstor García Canclini, Ricardo Antunes, Theotonio dos Santos, Tomás Moulian, Vivian Martínez Tabares, Wilson Cano e muitos outros.

Recuperar a riqueza cultural e propiciar o intercâmbio de conhecimentos produzidos na América Latina são alguns dos méritos da Latinoamericana.

 

 

About carlosfigari

PhD in Sociology (IUPERJ/Rio de Janeiro) University of Buenos Aires, Faculty of Social Sciences, Study Group on Sexualities, Gino Germani Research Institute National Scientific and Technical Research Council (CONICET)

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

IASSCS

Blog Stats

  • 40,277 hits

Networks

El Teje Magazine

the first Latin American transvestite newspaper

Soy Magazine, Página 12

Boquitas pintadas

Boquitas Pintadas /blogs.lanacion.com

Fragmented library

Queer studies, feminism and gender dissidents

Body and Politic

Nadia Echazú Worker cooperative

Worker cooperative school for transvestites and transsexuals

Worker cooperative school for transvestites and transsexuals

Mocha Celis Popular Transgender high school

Mocha Celis, the first transgender high school in the world

Marlene Wayar

MW: First Contributions to a Trans Latin American Theory

GID Reform Advocates

Because our identities are not disordered

(STP) international campaign

Stop Trans Pathologization

lunaticxs

Slow Science

%d bloggers like this: